Tempos Difíceis

 No meio de uma cidade industrializada no meio da Inglaterra vitoriana, os antagonismos entre classes, a grande dificuldade a respeito da condição de trabalho; tudo isto serve como plano de fundo de “Tempos Difíceis” de Dickens. Talvez esta seja a melhor porta de entrada para o universo do grande escritor britânico. Grandes preocupações norteiam sua escrita ao longo de inúmeros romances, ensaios e artigo neste romance. Foi o meu terceiro romance que leio dele, mas mesmo assim eu amo a escrita dele, todos os romances que li [David Copperfield e Grandes Esperanças] me emocionaram, me deu vontade de ler e conhecer mais aquela época em que foi escrita e também do autor que não foi flor que se cheire.

A cidade plano de fundo desta vez é Coketown; tudo começa em uma sala de aula onde nos é apresentada a pequena Sisy. Uma garota que acaba sendo abandonada pelo pai que por sua vez trabalhava como domador em um circo. No dia em que foi abandonada, Thomas Gradgrind, um homem de fatos e cálculos e Josiah Bounderby [o grande paspalho da história] faz uma visita a pequena garota querendo  mandar a menina embora da escola por causa de sua origem pobre pois poderia ser uma má influência as outras crianças. Logo ao saber da fuga do seu pai, Grandgrind decide cuidar da menina, oferecendo a melhor educação que ela poderia ter na vida.

Thomas tinha 5 filhos, mas só nos é apresentado dois deles, Thomas (chamado algumas das vezes de moleque) e Louisa. A garota acaba casando com Bounderby tendo 30 anos de diferenças entre a idade da menina. É um casamento infeliz, ela não desejava, mas mesmo assim decidiu obedecer ao pai. No percurso da história ela acaba apaixonando por outro rapaz que aparece.

Também há o núcleo da classe trabalhadora na época, representado por Stephen Blackpool e Rachael. Blackpool trabalhava como operário e acaba se envolvendo em desentendimentos entre seus colegas de trabalho e seus patrões. Rachael é apaixonada do Stephen e Stephen é louca por ela. Todavia havia algo que os impedia a ficarem juntos: Stephen era casado com outra mulher que vivia aparecendo e sumindo de sua vida por ser dependente química.

O moleque trabalha por Bounderby no Banco da cidade e aconteceu algo muito curioso e que me fez passar raiva. Pode ser spoiler, porém preciso contar: ele rouba o banco e acusa o pobre Stephen por seu ato. Ele acaba saindo impunes pois sua família o ajudou a fugir. Stephen acaba morrendo ao decorrer da história. Enquanto a Sisy, ela acaba se tornando uma grande mulher e se casa no fim da história. E Bounderby, o grande paspalho é descoberto em suas mentiras.

O livro é curto e os capítulos são pequenos. Vale muito conhecer esta obra e este grande autor. A história é muito divertida mesmo com muitas injustiças que acontecem ao decorrer do livro.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue