A Vida Secreta do Senhor de Musashi é um livro reúne duas novelas em tempos diferentes.  A primeira novela, fala da vida do samurai Terukatsu, anteriormente, em sua infância, chamado Hôshimaru. Hôshimaru, um filho de um poderoso senhor de terras, foi usado como moeda de troca entre Tsukuma e Ikkansai para um acordo de paz entre os senhores. Preso em um castelo, ele assiste a invasão do castelo por tropas inimigas vivendo a guerra de perto, tendo ainda 12 anos, foi proibido a participar diretamente na guerra.

 

Apenas convivendo com mulheres e outras crianças, apesar que algumas delas ajudavam no tratamento dos feridos e preparação dos corpos dos mortos, ele um dia, recebe um convite para ver a preparação de uma cabeça decapitada do inimigo em um sótão isolado. Esta cena o impressiona e ele cai em amores por uma das garotas e por uma das cabeças chamadas cabeça-mulher, uma cabeça sem nariz. Maravilhado com aquele ritual e sobretudo com o zelo extremado com o qual a mais jovem das mulheres tratava as cabeças dos samurais, o menino desperta para sua sexualidade e tem o gatilho para o desenvolvimento de um fetiche sexual sádico e necrófilo que o acompanhará pelo restante da vida e que, de modo direto, influirá na sua personalidade, nas suas ações depois de adulto e nas suas decisões enquanto guerreiro e senhor feudal.


A segunda novela, Kuzu, conta a história de dois amigos à uma remota povoação que dá nome a história. O personagem principal é um escritor que busca inspiração para seu novo livro. Andando pela região de Yoshino, em Yamato, ele busca resgatar informações sobre uma figura importantíssima da cultura medieval japonesa: o Imperador Celestial. O seu amigo busca por alguns parentes e com eles tenta resgatar a história de sua falecida mãe entrelaçando memórias perdidas com a magia de uma bela narrativa.

 Este é meu primeiro encontro com Tanizaki, há alguns anos atrás peguei para lê-lo porem desistir nas primeiras 50 páginas. Mas pela segunda novela, vale muito apena ler todo o livro.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue