Doutor Jivago

 

Esta obra de Boris Pasternak foi ambientada no inicio do século 20 com plano de fundo as revoltas, guerras civis e revoluções acontecendo na Rússia, entre as duas grandes guerras.  Iúri Jivago, o personagem principal é órfão de mãe e seu pai abandonou a família quando ele era ainda criança. Foi então criado por uma família de professor universitário em Moscou. Ao crescer ele se acaba se tornando médico e casa com Tonia, filha do professor que cresceu com ele. Ao desenrolar da guerra, ele acaba sendo convocado e acaba indo trabalhar como médico.

Paralelamente acontece a história de Lara, uma garota que perde o pai ainda jovem por um suicídio quando ele estava desesperado e acaba levando a família à bancarrota. Eles se mudam para Moscou e vão morar em um cortiço, todavia a mãe tem um protetor que acaba se envolvendo amorosamente com a filha dela e a arrasta para vergonha. Para sair da vergonha ela se casa com um jovem, com nome de Pavel. Alguns anos atrás ele acaba indo para Guerra e abandonando ela. O primeiro ato dela foi ir para ao fronte trabalhar como enfermeira para seguir seu marido que ela ainda a ama.

Neste local ele acaba se encontrando com Iúri e neste encontro começa surgir um romance entre os dois, mesmos sendo casados. Após um tempo os dois se tornam amantes e ele fica com um peso na consciência de trair Tonia e deixa-la abandonada. A Guerra civil da Rússia se intensifica e a guerra entre os Vermelhos e Brancos dividi o país. Iúri acaba sendo prisioneira de um dos grupos e fica mais de um ano a mercê deles no acampamento.  E sua esposa com seus filhos e seu cunhado acaba sendo perseguidos pois o pai dela é um intelectual da época da ditadura. Ele perde o contacto com eles e acaba voltando a se relacionar com Lara.

Em um momento, Lara vai embora deixando Jivago. Ele não aguenta esperar e acaba arrumando uma terceira amante. O Protagonista é irritante; tantas vezes me deu vontade de ir dá um tapa em sua face. Ele tem tudo para ser feliz mesmo nos conflitos, mas escolhe sempre o errado. No fim da história ele acaba morrendo e não encontra mais nem Lara e nem Tõnia, apesar de manter contacto por cartas com a última.

O livro foi censurado na Rússia, nenhuma editora quis publicara-lo. O livro é excelente, valeu cada momento o tempo gasto com ele.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue